O altar aponta para a pessoa de Cristo Jesus e sua obra de redenção.
Na passagem de Êxodo 27.1-8 o Senhor dá especificações diretas sobre como o altar deveria ser construído, todas as características e até o que não deveria ter, foram descritas nessa passagem . Todas elas apontam para aquele que viria e se tornaria o sacrifício pelo pecado da humanidade.
Através desse estudo entenda a importância das características do altar dos sacrifícios.
QUADRADO
O quadrado simboliza a perfeita igualdade que há em Cristo Jesus e o que Ele disponibiliza:
“Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos.”
Deus dá uma ordem específica, o altar deveria ser feito de madeira mas revestido de bronze.
MADEIRA DE ACÁCIA
A madeira na Bíblia fala da humanidade:
“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.”
O justo comparado a árvore, plantada na Casa de Deus. Isaías 61.3 fala sobre aqueles que foram plantados pelo Senhor para sua glória. Em Ageu 1.8 a Palavra mostra uma casa edificada com madeira, hoje a igreja é feita de pessoas, plantadas na Casa do Senhor.
BRONZE
Essa figura fala do julgamento que o Senhor Jesus tomou sobre si. Isaías 53.6 diz:
“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.”
Jesus foi feito pecado em lugar da humanidade para que fossemos cobertos por sua justiça.
4 CHIFRES
Os 4 chifres nas 4 pontas representam a universalidade, além de ter uma finalidade prática, era onde se prendia o animal do sacrifício.
“O Senhor é Deus, ele é a nossa luz; adornem a festa com ramos até as pontas do altar.”
Além de ser o local do sacrifício, também era onde se clamava por misericórdia.
CHIFRE
O chifre está relacionado ao poder, autoridade. Os 4 chifres representam a universalidade e a própria figura, autoridade, ao relacionarmos os dois temos o domínio universal de Cristo.
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.”
Jesus tem a legitimidade de estabelecer seu reino sobre todas as nações da terra. A perspectiva do evangelho começa oferecendo salvação, mas visa estabelecer o reino de Deus sobre a terra.
O ALTAR NÃO TINHA DEGRAUS
“Se vocês fizerem um altar de pedras para mim, não o façam de pedras lavradas; pois, se fizerem uso de ferramentas, vocês terão profanado o altar. Nem subam ao meu altar por degraus, para que ali não seja exposta a sua nudez.”
Não ter degraus além de não expor a nudez do sacerdote, fala sobre o fácil acesso a Cristo que foi concedido à humanidade através de sua morte.
Em 1 Pedro 2.4-5 a Bíblia retrata a igreja como pedras vivas, que são edificadas como casa espiritual para exercer o sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo. O dever do cristão agora é ser o sacerdote, responsável pela manutenção e cuidado com o templo.
SACRIFÍCIOS
A figura dos sacrifícios fala sobre coisas pertencentes à vida cristã e que fazem parte da responsabilidade sacerdotal.
“E para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”
Por meio dEle é possível oferecer sacrifícios a Deus, em Romanos 12.1-2 a Bíblia é clara que a vida deve ser um sacrifício vivo, santo e agradável, não de forma literal, mas vivendo negando as próprias vontades, diminuindo o eu, para que Ele seja engrandecido.
A expectativa de Deus é que por meio de Jesus o cristão exerça um sacerdócio dentro do contexto Casa de Deus, em uma relação diária com ELE.
Apenas por Jesus há acesso ao Santo dos Santos, o altar dos sacrifícios aponta para aquele que se fez sacrifício por nós.
Entenda mais sobre O tabernáculo de Moisés e seus significados no curso: O Tabernáculo de Moisés- Luciano Subirá na Orvalho.com.
Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.