“Selando seus testemunhos, por assim dizer, com o sangue deles próprios. A força da convicção, marcada pela disposição à morte, indica que a alegação não foi fabricada por eles, ao invés disso, sem exceções, eles creram que Jesus ressuscitou dentre os mortos.” Sean McDowell
A Bíblia retrata que, após a ressurreição de Jesus, os discípulos foram movidos de tal forma, que perderam o medo da morte e decidiram propagar Cristo por toda a terra. Os mesmos que no Getsêmani fugiram com medo, agora entregam suas vidas por Jesus.
Existem relatos sobre o que aconteceu com alguns deles, encontrados fora da Bíblia. Esse estudo retrata, baseado no livro de Israel Subirá “VIMOS E OUVIMOS”, o destino dos apóstolos, que entregaram sua vida por Cristo.
A Bíblia não menciona diretamente o destino de nove dos apóstolos, deixando espaço para especulações baseadas em registros que inicialmente eram transmitidos oralmente. Embora muitos desses relatos sejam confiáveis, alguns ainda são discutíveis e não devem ser tratados como verdades bíblicas. Com o intuito de encorajamento, Israel Subirá trouxe à tona os possíveis destinos de nove apóstolos, que serão brevemente retratados nesse estudo.
O DESTINO DOS APÓSTOLOS
Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Segundo Tertulliano, João sobreviveu ao óleo fervente e, em seguida, foi exilado para a ilha de Patmos. André, irmão de Pedro, também foi crucificado. Tomé foi empalado ao pregar na Índia. Filipe foi cruelmente morto a mando de um procônsul romano, que não aceitava a conversão de sua esposa. Bartolomeu, segundo muitos historiadores, foi assassinado lançado ao mar amarrado a um saco cheio de areia. Há discordâncias sobre a morte de Mateus. Uma tradição diz que ele foi queimado vivo; outra, que ele foi decapitado pela espada; ainda outra, que ele foi empalado. Tiago, filho de Alfeu, que não era o irmão de Jesus nem um dos três mais próximos de Cristo, foi apedrejado ou crucificado. Simão, foi assassinado por não adorar o deus Sol. Tadeu foi executado com um machado. Matias, o apóstolo escolhido para substituir Judas, foi crucificado e depois esquartejado. O apóstolo Tiago foi executado à espada, por ordem de Herodes Agripa I (Atos 12.2). Tiago, irmão de Jesus, que antes não acreditava que seu irmão fosse o Cristo (João 7.5), mesmo não sendo um dos doze, morreu pelo evangelho; possivelmente apedrejado.
Muitos estão dispostos a matar por suas crenças, mas poucos estão dispostos a morrer por elas e ainda menos a morrer para compartilhá-las com os outros. Esses homens, não só entregaram suas vidas por Cristo, mas morreram pelo Evangelho.
Os discípulos de Jesus eram homens comuns que foram transformados por sua experiência com ele. Eles viram e ouviram coisas que mudaram suas vidas para sempre. Testemunharam Jesus realizando milagres, como curar os doentes e ressuscitar os mortos. Ouviram Jesus pregar sobre o amor de Deus e o perdão dos pecados. Eles foram tocados pela compaixão e a graça de Jesus, se tornaram comprometidos a compartilhar sua mensagem.
Os discípulos foram perseguidos e martirizados por sua fé, mas eles não se intimidaram. Eles continuaram a pregar o evangelho, mesmo sabendo que poderiam ser mortos por isso. Eles sabiam que a mensagem de Jesus era importante demais para ser escondida. Eles estavam dispostos a morrer para compartilhar a boa nova da salvação com o mundo.
A coragem e o compromisso dos discípulos de Jesus inspiraram milhões de pessoas ao longo dos séculos. É possível amar a Deus e amar o próximo, mesmo quando isso significa enfrentar oposição e perseguição. Eles nos mostram que o evangelho é uma mensagem de esperança e salvação, e que vale a pena viver e morrer por ela.
Ao ler o texto, você deve ter se perguntado: o que foi que mudou a vida dos discípulos de Jesus? O que os fez dispostos a morrer pela sua fé? Eles foram tocados pela sua compaixão, sua graça e sua mensagem de amor. Entenderam que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. Estavam convictos de que ele tinha vindo para salvar o mundo. E dispostos a fazer qualquer coisa para compartilhar essa mensagem com o mundo.
“Vimos e Ouvimos” é um livro que vai inspirá-lo a viver uma vida de fé e coragem. Vai lembrá-lo de que a mensagem de Jesus é importante demais para ser escondida. Estrondosa demais para ser guardada no silêncio.
Autor: Israel Subirá