Quem bebe da fonte têm a água. Quem tenta fazer uso do reservatório acaba ficando sem ela! Através do profeta Jeremias, Deus fez um protesto contra a nação de Israel:
“Porque o meu povo cometeu dois males: abandonaram a mim, a fonte de água viva, e cavaram cisternas, cisternas rachadas, que não retêm as águas.”
Mas o que significa isso? Assim como naqueles dias, hoje, o povo de Deus têm trocado a fonte pela cisterna. O manancial pelo comodismo. O Senhor advertiu o povo para que entendesse o que realmente importa.
PROTESTOS
O Senhor é a fonte de água vida, mas o povo o deixou, substitui por aquilo que era mais cômodo. A advertência que Deus dá está ligada ao mundo natural da época, para que as famílias tivessem água precisavam ir até o manancial e encher seus odres, porém, por praticidade, foram criadas reservas de água, as cisternas, essa analogia faz referência ao relacionamento com Deus.
As cisternas foram chamadas de rotas, rachadas, não retém as águas. Quem bebe da fonte têm a água, ao passo que quem tenta fazer uso do reservatório acaba ficando sem ela!
Não existe maneira de viver na fonte de águas vivas sem a busca diária, o crente em Jesus foi chamado para um relacionamento diário, uma busca de todos os dias, que exige sair do comodismo e da zona de conforto. Esse é o desejo do coração do Pai, um relacionamento com seus filhos.
Não há como sobreviver de estoques na vida sobrenatural, Deus se desagrada da estagnação. A fonte de águas vivas retrata como não é necessário fazer estoque, mas que sempre há algo novo da parte do Criador que Ele deseja que busquemos!
“Jesus respondeu: — Quem beber desta água voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
A BUSCA DIÁRIA
Jesus nos ensinou a pedir o pão de cada dia, uma dependência da provisão de Deus. Ele sempre tem algo novo para os que o buscam. O pastor Luciano Subirá no livro: ATÉ QUE NADA MAIS IMPORTE diz que:
“O que experimentamos dEle em um dia não elimina a necessidade de continuar a buscá-lo no dia seguinte.”
Deus renova não só as suas misericórdias, mas o interior do homem. A busca diária transforma o ser humano o deixando mais parecido com o Criador. Paulo diz aos coríntios:
“Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia.”
A renovação do interior acontece quando há uma busca ao Senhor. É necessário as prioridades corretas para crescer espiritualmente. A falta de tempo com Deus é um dos maiores obstáculos ao crescimento espiritual dos cristãos.
TEMPO AOS PÉS DO SENHOR
“Quando eles seguiam viagem, Jesus entrou numa aldeia. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Marta tinha uma irmã, chamada Maria, que, assentada aos pés do Senhor, ouvia o seu ensino. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então se aproximou de Jesus e disse: — O Senhor não se importa com o fato de minha irmã ter deixado que eu fique sozinha para servir? Diga-lhe que venha me ajudar. Mas o Senhor respondeu: — Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”
A maioria dos cristãos conhece essa história e o ensinamento de Jesus a respeito dela, mas o que tem sido feito para que a mesma situação não continue a se repetir?
O urgente muitas vezes toma o lugar do que é realmente importante e as prioridades acabam por ser invertidas. Na vida com Deus as coisas devem ser diferentes, a chave de tudo é o tempo investido em relacionamento com o Pai.
Jesus diz a Marta: Poucas coisas são necessárias, ou mesmo uma só.
Toda correria da vida cotidiana perde sua importância quando comparada com aquilo que realmente é necessário. A presença de Deus é um refrigério e como seres dependentes dEle, devemos cultivá-lo com dedicação. Uma paráfrase feita pelo pastor Luciano Subirá com a frase de Jesus ao se referir a uma só coisa, traz luz ao nossos dias:
“Pode enxugar sua agenda, porque os seus compromissos, na maioria, não são tão importantes assim. E se você tiver que escolher uma única coisa para fazer, então fique na minha presença.”
A água parada não se renova, Deus deseja que seus filhos estejam em um lugar onde as águas são novas a todo momento. O tempo com Deus requer esforço, hora, lugar e entendimento. Uma vida de meditação e prática, sempre almejando por mais, a consciência de que Ele é a fonte inesgotável, uma vida na presença dELE.”
O desejo do coração de Deus é que vivamos em crescimento na fonte de águas vivas. E o que você tem buscado? O manancial ou a cisterna?
O Senhor te convida a ir mais fundo e deixar de lado todo comodismo e se aprofundar em uma vida relacional com Ele.
Mais sobre esse tema no livro: ATÉ QUE NADA MAIS IMPORTE de LUCIANO SUBIRÁ.
Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.