O homem precisa de santificação integral, desde seu espírito até sua alma e corpo. A Palavra do Senhor em Tiago 1.21 fala sobre a restauração da alma e como faz parte do processo de santificação:
“Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”
A palavra usada por Tiago para se referir a “salvar” é a palavra grega “SOZO” que de acordo com o dicionário Grego Strong significa “salvar, libertar, curar e preservar.”
Não apenas a salvação no sentido espiritual, aqui a Palavra fala de algo que a alma anseia: o processo de restauração, que faz parte da santificação progressiva.
Após ser feito nova criatura há uma mudança no nível do espírito, esta precisa de crescimento e continuidade, porém a alma não foi regenerada, ela viverá um processo de renovação que está ligado à aplicação da palavra de Deus.
“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”
EXPERIÊNCIA DE PURIFICAÇÃO
Em 1 Pedro 1.9 as Escrituras retratam como a santificação começa e qual é o seu fim: “Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.”
Aqueles que já nasceram de novo ainda precisam de renovação para que possam atingir o objetivo final, em Romanos 12.2 Paulo fala sobre a importância da renovação da mente, uma santificação que é abrangente, essa obra da parte de Deus precisa tocar o ser humano por completo.
Mas como é possível viver a renovação por inteiro?
Em Efésios 4.22-24 há uma ordenança bíblica para que todo costume do velho homem seja deixado a partir do novo nascimento, agora é preciso adotar uma conduta de acordo com a nova criação, porém o novo precisa da renovação da mente, “acolher com mansidão a palavra para que possa curar a vossa alma” Tiago 1.21. Ser transformado para ser salvo, SOZO.
“No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”
Na passagem referida, quando Tiago fala sobre o acúmulo de maldade, algumas versões trazem a palavra “vestígio” de maldade que fala sobre o resto de algo que já saiu, é a denúncia de algo que já esteve lá. Marcas que ficaram na alma e que agora precisam ser limpas. Esses vestígios indicam: marcas do pecado que um dia existiu, moldes do mundo e feridas nas emoções.
Isso não significa que Deus não limpou o suficiente e que a sujeira não saiu, mas hábitos e vestígios, agora, precisam ser voltados à Palavra de Deus. À medida que o cristão se enche da Palavra sua mente começa a ser reprogramada.
O próprio Todo-poderoso deseja restaurar as emoções:
“Ele sara os que têm o coração quebrantado e trata das feridas deles.”
Algumas experiências emocionais trazem dores profundas e deixam marcas, mas a revelação do amor de Deus é maior do que todas as outras dores, e a partir do conhecimento desse amor é possível viver o processo de restauração da alma.
O PODER CURADOR DA PALAVRA
A Palavra de Deus tem o poder de curar a alma (Salmos 19.7), não apenas moldando os valores e reprogramando a forma de pensar, mas trazendo cura para marcas de experiências dolorosas do passado. O entendimento traz restauração, não necessariamente apaga a memória daquilo que aconteceu, mas realinha uma emoção que está fora do devido lugar.
“Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.”
Esse é o poder da Palavra de Deus: restauração! A Palavra de Deus traz vida, se deixar viver a restauração é saber que aquilo que impacta o íntimo, impacta o restante do ser, as fontes da vida são afetadas quando o coração é afetado, a alma pede por restauração.
“Guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Em João 15.3 Jesus fala do efeito purificador, santificador da Palavra, essa limpeza que transformará a igreja numa “igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5.27)
A Palavra de Deus molda a maneira de viver, pensar e caminhar, renova a mente e traz experiência de restauração para a alma, feridas e dores. A palavra de Deus tem o efeito santificador e curador que a alma do homem necessita.
ACOLHER COM MANSIDÃO A PALAVRA
A palavra implantada se refere a regeneração do espírito:
“Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”
Acolhei : a mesma palavra que já penetrou em seu coração agora precisa ser recebida, “acolhei com mansidão”, ou seja, não deve haver resistência, coração fechado para impedir que a palavra de Deus entre:
Por isso, como diz o Espírito Santo:
“Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração como foi na rebelião no dia da tentação no deserto”
Diante da palavra é preciso acolher com mansidão, reconhecer a necessidade de um coração ensinável, receptivo à Palavra de Deus. A mansidão é a não resistência, uma alma moldável aos Seus ensinamentos.
“A palavra que em nós foi implantada” (Tiago1.21): traduzida da palavra grega “emphutos”, significa: “congênito, implantado pela natureza, implantado pela instrução de outros”. A Palavra entra da mesma forma como existe um processo de inseminação, a semente é colocada no momento do novo nascimento através do Espírito Santo, sendo assim, a Palavra está viva para agir permanentemente. Com o objetivo de que o processo iniciado não seja interrompido é preciso uma disposição do coração para não resistir e deixar que haja a restauração.
Com a cooperação do homem a palavra completará o seu propósito, poderá penetrar profundamente para alcançar a essência do ser. Deus deseja que sua Palavra produza resultado.
O CRENTE PRECISA GASTAR TEMPO COM A PALAVRA
Para a santificação completa é preciso reprogramar valores e permitir que Ele sare a alma das dores e marcas do passado, isso só acontece com a exposição à Palavra e com o coração aberto, recebendo-a da forma devida.
A alma envolve emoções e este envolve o perdão, o perdão envolve o espiritual e faz parte da restauração da alma.
Em Hebreus 12.14- 15 a Bíblia retrata a contaminação através da raiz de amargura, em outras palavras, quando o perdão não é liberado, se cria um problema progressivo que em algum momento irá transbordar, outros serão contaminados por esse ressentimento que pode ser visto como um veneno espiritual.
A ofensa é como uma prisão, não só emocional mas espiritual. No Sermão do Monte, em Mateus 5.25, Jesus retrata uma dívida espiritual que gerará problemas.
” — Entre em acordo sem demora com o seu adversário, enquanto você está com ele a caminho, para que o adversário não entregue você ao juiz, o juiz entregue você ao oficial de justiça, e você seja jogado na prisão. ”
Em Mateus 18, na parábola do credor incompassivo, Jesus retrata alguém espiritualmente preso, ele usa a expressão “verdugos”, símbolo dos demônios que oprimem a vida das pessoas. A falta do perdão traz maldição, é da responsabilidade do homem permitir que Deus sare sua alma através da operação da sua Palavra e liberar o perdão, como uma alma que foi protegida e curada.
FALTA DE PERDÃO NÃO É UM MERO PROBLEMA EMOCIONAL. É ESPIRITUAL!
Em 2 Coríntios 6.1 a Bíblia fala sobre não receber em vão a graça de Deus, é possível anular a operação da graça de Deus, essa é interrompida com a falta de perdão. Jesus em Mateus 6.14-15 diz “se vocês não perdoarem tão pouco Deus os perdoará.” Assim como em Mateus 18 na parábola do credor incompassivo, alguém que já tinha sido perdoado mas não perdoou seu conservo, teve o perdão que já tinha sido liberado revogado.
Deus pode revogar o perdão que já foi liberado sobre nós. A falta de perdão nos levará a resultados terríveis, a santificação da alma envolve cura das emoções, perdão e liberação de mágoas. Andar em amor não é apenas uma exigência que Deus faz, mas algo através do qual Ele quer que nos leve a ser parecidos com Ele, para assim nos proteger das dores e danos que a falta de perdão pode trazer.
A Palavra tem o poder de produzir restauração, gaste tempo com as Escrituras, seja conduzido a esse lugar de alinhamento a ordem do Criador e receba os benefícios que Ele tem para sua alma.
Que o Senhor te dê graça para viver a plenitude da santificação.
Estudo baseado no curso: SANTIFICAÇÃO TOTAL- LUCIANO SUBIRÁ. Tenha acesso as aulas completas através da nossa plataforma escola.orvalho.com
Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.