O livro de Gênesis conta que ao contemplar a criação, Deus se agradou. Tudo o que havia feito era bom. Ao ver o homem, Ele declara: não é bom que o homem viva só.
O plano do Criador nunca foi que o homem fosse solitário, além do seu projeto como indivíduo, Deus fez um plano para a família.
O PROJETO DIVINO E A FAMÍLIA
Em Gênesis 12.3 a Bíblia relata a bênção sobre Abraão e sua casa: “Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.” Há um recomeço a partir de Abraão, algo maior do que apenas uma aliança com o homem e sua descendência.
Da linhagem de Abraão nasceu Jesus, como resultado, por meio dEle, todas as famílias da terra podem ser salvas. Através dessa perspectiva entendemos que Deus olha para a humanidade pensando no sistema de famílias.
Cremos que a salvação, a fé, as escolhas e o juízo futuro são individuais. O pastor Luciano Subirá no livro: O Propósito da Família, ressalta Romanos 14.12: “Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus”. O autor afirma existir uma diferença entre propósito e responsabilidade: o Senhor almeja a salvação familiar mas, a redenção em Jesus é uma escolha individual.
DEUS PENSA EM TERMOS DE FAMÍLIA
A bênção sobre a vida de Abraão e sua família tinha o propósito de abençoar todas as outras famílias da terra. Esse padrão de propósito familiar é recorrente na Palavra, assim como na vida de Noé:
“Porque vou trazer um dilúvio de águas sobre a terra para destruir todo ser em que há fôlego de vida debaixo do céus; tudo que há na terra será destruído. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca, você e os seus filhos, a sua mulher, e as mulheres dos seus filhos.“
Ao anunciar o dilúvio Deus chama a Noé e o oferece livramento. Não apenas para ele, mas para todos os seus. O mesmo acontece com Ló em Gênesis 19.12-17. O Senhor oferece misericórdia e salvação não só a um indivíduo, mas à sua família.
No novo testamento podemos citar o exemplo de Cornélio em Atos 11.13-14: “E ele [Cornélio] nos contou como tinha visto na casa dele um anjo, em pé, que lhe disse: envie alguém a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado Pedro, o qual lhe dirá palavras mediante as quais você e toda sua casa serão salvos”. Assim como Paulo e Silas no encontro com o carcereiro de Filipos: “Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo— você e toda a sua casa.” (Atos 16.31).
Não há como ignorar o plano e projeto que Deus tem para as famílias. Nos relatos citados anteriormente, o Senhor abençoa pessoas e consequentemente a bênção se estende aos familiares.
BÊNÇÃOS FAMILIARES
Luciano Subirá destaca que uma das primeiras bênçãos que encontramos na Bíblia como fruto da obediência ao Senhor foi destinada aos israelitas da época de Moisés: “Bendito será o fruto do seu ventre” Deuteronômio 28.4. O mesmo acontece na história de José, em Gênesis 39.5 Deus abençoou a casa de Potifar devido a José.
As parteiras Sifrá e Puá também foram abençoadas. Por temor a Deus, contrariam a ordem de Faraó de lançar no rio Nilo os meninos recém-nascidos do povo hebreu: “E, porque as parteiras temeram a Deus, Ele lhes constituiu família.” (Êxodo 1.21).
As Escrituras relatam a importância da presença de Deus, e como resultado existe a bênção: “Assim, a arca do Senhor ficou na casa de Obede-Edom, o geteu, durante três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.”( 2 Samuel 6.11 ).
Há uma relação extraordinária entre as bençãos divinas e a família. Luciano subirá evidência que a bênção familiar parece vir antes das outras:
“Que os nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e que as nossas filhas sejam como colunas, esculpidas para um palácio. Que nossos celeiros transbordem, cheios de todo tipo de provisões. Que os nossos rebanhos produzam milhares e a dezenas de milhares, em nossos campos. Que o nosso gado seja fértil, e as vacas não percam as suas crias. Não haja gritos de lamento em nossas praças. Bem-aventurado o povo que assim sucede! Sim, feliz o povo cujo Deus é o Senhor.”
A família é importante para Deus! As bênçãos prometidas fortalecem o conceito de que, antes de tudo, o Senhor se importa com a família e a valoriza.
Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.