Tudo que se alcança no relacionamento com Deus está diretamente ligado à dimensão de compromisso e entrega do homem. A santificação determina não apenas quão longe ele vai e o quanto conquista, mas também aquilo que conseguirá manter depois.
No livro de Ezequiel, a Palavra evidencia uma herança diferente reservada aos ministros comprometidos com Deus. Um linhagem sacerdotal que cumpriu o seu dever e não se extraviou- os filhos de Zadoque:
"Será para os sacerdotes santificados, para os filhos de Zadoque, que cumpriram o seu dever e não se desviaram como fizeram os levitas, quando os filhos de Israel se desviaram."
Esses sacerdotes santificados poderiam ser chamados de “ministros comprometidos” com o Senhor.
O RELACIONAMENTO DE DEUS COM SEUS MINISTROS
A Bíblia revela princípios sobre como Deus se relaciona com seus ministros. Quando um ministério era estabelecido, Ele não apenas determinava o que esse ministro deveria fazer e como agir, mas também deixa claro que um dia terá a prestação de contas, no qual será distribuída a devida recompensa.
Esse dia da prestação de contas não se dá exclusivamente no tribunal final, como afirmou o apóstolo Paulo:
"Os pecados de alguns são notórios, mesmo antes do juízo, mas os de outros só se manifestam mais tarde."
Ou seja, alguns pecados só serão revelados e julgados no futuro, mas outros podem ser revelados e julgados aqui mesmo na terra.
A falta de santidade faz com que alguns ministros sejam removidos do lugar de serviço no qual o Senhor os colocou.
Esse entendimento deve produzir temor em nossos corações e fazer com que haja em nós uma resposta mais intensa de consagração a Deus. Nossa herança é determinada pela nossa santificação, tanto na dimensão natural:
"Esta região sagrada será dos sacerdotes. Terá, ao norte, doze quilômetros e meio, a oeste, cinco quilômetros de largura, a leste, cinco quilômetros de largura e ao sul, doze quilômetros e meio de comprimento; o santuário do Senhor estará no meio dela. Será para os sacerdotes santificados, para os filhos de Zadoque, que cumpriram o seu dever e não se desviaram como fizeram os levitas, quando os filhos de Israel se desviaram."
Quanto na dimensão espiritual:
"— Mas os sacerdotes levitas, os filhos de Zadoque, que cumpriram as prescrições do meu santuário, quando os filhos de Israel se desviaram de mim, eles se aproximarão de mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor Deus . Eles entrarão no meu santuário, e se aproximarão da minha mesa, para me servirem, e cumprirão as minhas prescrições."
Por isso, devemos aprofundar o nosso compromisso com o Senhor. Essa é a única forma de desfrutar da herança dos santificados!
Que você possa decidir desfrutar dessa herança. Decida ser um ministro comprometido, um sacerdote santificado!
ESTUDO BASEADO NO LIVRO “O IMPACTO DA SANTIDADE” DE LUCIANO SUBIRÁ, ADQUIRA JÁ NA LOJA.ORVALHO.COM