contato@orvalho.com

Orvalho.com | Luciano Subirá | Um Ministério de Ensino Bíblico ao Corpo de CristoOrvalho.com | Luciano Subirá | Um Ministério de Ensino Bíblico ao Corpo de CristoOrvalho.com | Luciano Subirá | Um Ministério de Ensino Bíblico ao Corpo de Cristo
  • Home
  • Orvalho
  • Estudos
  • Loja
    Categorias
    • Livros
    • Autores
    • Combos Promocionais
    • Lançamentos
    • Bíblias
    • Produtos por Temas
    • Compras Internacionais
  • Escola
  • Edificação
    Geral
    • Capacitação ministerial
    • Jejum
    • Fundamentos Doutrinários
    • Estudo Bíblicos
    • Vida Cristã
    • Lançamentos
    Mensagens
    • Vídeos Sub12
    • No Caminho da Palavra
    • Mensagens em Áudio
    • Pregações
    Cursos
    • Luciano Subirá
    • Vida Cristã
    • Escola Bíblica
    • Escola do Espírito
    • Escola da Família
    • Gestão e Comunicação
  • Eventos
  • Contato
SEJA COOPERADOR

SEJA

BEM-VINDO

Fique por dentro de todas as novidades.

Divórcio e Novo Casamento

Divórcio e Novo Casamento Orvalho.com junho 19, 2024 julho 1, 2024
  • junho 19, 2024
  • Família, Vida Cristã
  • By Orvalho.com

Divórcio e Novo Casamento

Um dos maiores questionamentos entre os cristãos deste século está relacionado ao divórcio e ao novo casamento. Não há maneira de se posicionar sobre o assunto a não ser pela luz da Palavra de Deus. A pergunta deve ser: O que a Bíblia diz sobre o assunto?

É importante ressaltar que o que acontece antes e depois da conversão tem um peso diferente. O livro de Lucas aborda as diferenças de conhecimento:

“ — Aquele servo que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.”

Lucas 12.47-48

Sendo assim, a primeira abordagem será relacionada aos tempos de ignorância.

OS TEMPOS DA IGNORÂNCIA

Em Atos 17.30 o apóstolo Paulo faz uma declaração que auxilia no entendimento sobre aqueles que passaram pelo divórcio e novo casamento antes da conversão:

“Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam.”

Atos 17.30

Isso não significa que o que foi feito anteriormente ao conhecer a Cristo, não seja pecado, mas que com o arrependimento, é recebido o perdão pelos erros no tempo da ignorância.

Ao encontrar com Jesus, não importa o passado, Ele é capaz de tornar o pecador em nova criatura: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Coríntios 5.17. Não há mais culpa, nem condenação. O sangue de Jesus purifica de todo pecado.

Desta forma, aquele que se converte ao Senhor, já no segundo ou terceiro casamento, não deve desfazer sua família, mas, sim, arrepender-se e permanecer, sabendo que Deus não leva em conta os tempos da ignorância.

O Altíssimo tem para todos um recomeço de perdão e restauração, aponta um caminho a ser trilhado após a conversão em Jesus.

Agora, para aqueles que já são cristãos, Deus revela em sua Palavra sua vontade em relação ao casamento e apresenta princípios inegociáveis.

A REVELAÇÃO DO CASAMENTO PARA O NOSSO TEMPO

A Bíblia apresenta diferentes períodos referentes ao casamento, mas também a revelação de Deus para cada um deles. Os princípios da Lei mosaica são diferentes dos da Nova Aliança. A poligamia por exemplo não é mais tolerada, a monogamia é o padrão (1 Timóteo 3.2), isso acontece porque o sacerdócio foi mudado: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente muda também a Lei.” Hebreus 7.12

Jesus, em Mateus 19.3-10 responde o questionamento de fariseus que perguntavam sobre o divórcio, se poderiam fazê-lo por qualquer motivo, a resposta foi clara:

“Jesus respondeu: — Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés permitiu que vocês repudiassem a mulher, mas não foi assim desde o princípio. Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério.”

Mateus 19.8-9

Em sua resposta, o Salvador aborda três momentos diferentes, o primeiro é: “não foi assim desde o princípio”, trata dos dias de Adão, o começo da trajetória humana. O segundo período em que era permitido o divórcio é: “por causa da dureza do coração de vocês que Moisés permitiu que vocês repudiassem a mulher”. O tempo da Lei que Moisés recebeu. Ao afirmar: “Eu, porém, lhes digo”, Jesus marca um terceiro período, a Nova Aliança.

Luciano Subirá no livro “O Propósito da Família” analisa os três períodos destacados pelo Senhor:

Primeiro Período: De Adão a Moisés (Romanos 5.14). Jesus disse: “não foi assim desde o princípio”. Não há menção bíblica de Deus tratar o divórcio nessa fase da história da humanidade.

Segundo Período: De Moisés a Jesus (João 1.7). Na Lei mosaica, o divórcio foi permitido em caráter de exceção, por um único motivo: a dureza do coração dos homens.

Terceiro Período: De Jesus até sua vinda, quando se dará a consumação da redenção. Há o retorno ao padrão anterior à Lei mosaica.

A permissão para o divórcio por causa da dureza do coração dos homens, veio porque as pessoas não nasciam de novo (João 3.3), não participavam da natureza de Deus (2 Pedro 1.4), e o Espírito Santo não habitava nelas.

Hoje, a partir de uma rendição, o Espírito Santo opera em trazendo amor, perdão, compreensão, paciência e tudo que é necessário para que o casamento seja bem sucedido. O sucesso do matrimônio depende de uma vida de entrega total à vontade de Deus.

O DIVÓRCIO

Em Malaquias 2.16, a palavra afirma:

“Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o divórcio.”

Malaquias 2.16

A vontade do Senhor nunca foi a separação de um casal, Jesus deixa claro que o divórcio era para aqueles cujo coração estivesse endurecido. Não significa que nunca possa acontecer, como em casos de violência doméstica por exemplo, o qual é aconselhável a separação. 

O cristão deve se posicionar contra o divórcio, caso seja inevitável, a menos que envolva relações sexuais ilícitas, não lhe dá o direito de um novo casamento.

“Aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido. Mas, se ela se separar, que não se case de novo ou que se reconcilie com o seu marido. E que o marido não se divorcie da sua esposa.”

1 Coríntios 7.10-11

Um novo casamento que não seja com o cônjuge original, se configura em adultério. Está fora do padrão da Palavra de Deus.

O NOVO CASAMENTO

A bíblia relata duas ocasiões específicas para um novo casamento, são elas: morte de um cônjuge ou relações sexuais ilícitas.

Romanos 7.2-3 diz:

“Por exemplo, a mulher casada está ligada pela lei a seu marido, enquanto ele vive; mas, se o marido morrer, ela ficará livre da lei conjugal. De modo que será considerada adúltera se, enquanto o marido estiver vivo, ela se unir com outro homem. Mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei e não será adúltera se casar com outro homem.”

Romanos 7.2-3

O texto é claro ao mostrar que após o falecimento do marido ou esposa, é possível haver um novo casamento sem que esse seja considerado adultério. Além desse caso temos o de Mateus 19.9, uma exceção apresentada por Jesus: “Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério.”

Jesus chama todo divórcio seguido de novo casamento de adultério, com exceção de uma separação causada por relações sexuais ilícitas.

O termo relações sexuais ilícitas vem da palavra grega “porneia”, que significa “imoralidade”, “adultério”, “prostituição”, fornicação” e todo tipo de relação sexual condenada biblicamente.

O plano de Deus é uma aliança matrimonial por toda a vida. Assim como a aliança do casamento é consumada a partir da relação sexual, ela pode, igualmente, ser destruída por meio do adultério.

Quando a exclusividade sexual é quebrada, a aliança do casal também é.

É possível que haja restauração de um casamento mesmo após o adultério, o perdão e a restauração divina podem reverter a quebra de aliança. Para saber mais acesse os estudos: Compreendendo o perdão e Milagre no casamento.

A ALIANÇA É UM COMPROMISSO UNILATERAL?

A aliança matrimonial é bilateral, assim como a aliança com Deus, pode ser renovada mesmo depois de ter sido quebrada. Desistir do casamento, como mencionado acima, não deve ser a primeira opção, mesmo quando há infidelidade, Deus tem um propósito e planos para o matrimônio, deve haver misericórdia, perdão e luta por restauração.

Deus é capaz de restaurar a aliança sem que o divórcio e novo casamento seja necessário.

A QUESTÃO DO ABANDONO

Muitos defendem um novo casamento em questões como abandono, mas essa perspectiva fere a única exceção que Jesus deixou em relação ao divórcio seguido de novo casamento.

A única razão, além da morte, para a quebra da aliança matrimonial, é o adultério.

Não existem garantias de que um cônjuge infiel buscará por restauração em seu casamento, é possível que persista no erro e abandone sua família. Assim como aquele que abandona sua casa dificilmente a deixará para viver sozinho, caso aconteça o adultério é uma quebra de aliança matrimonial. Nessas circunstâncias, a vítima tem o direito de reconstruir sua vida.

Deus é capaz de restaurar o que parece impossível, creia em milagres e lute pelo casamento. Que não haja injustiça com aqueles que sofrem pelo luto, com a dor da infidelidade, e a desastrosa perda do matrimônio.

Que honrar a aliança matrimonial seja a sua escolha e que a Palavra do Senhor te dê visão e convicção.

Texto baseado no livro O Propósito da Família- A importância da visão familiar na relação com Deus, e no curso online: O PROPÓSITO DA FAMÍLIA -ministrado pelo pastor Luciano Subirá na escola.orvalho.com

Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO
Busca
Autor
Author Image
Luciano Subirá
Fundador

Somos um ministério de ensino da Palavra de Deus que visa equipar o Corpo de Cristo para o desempenho do seu serviço.

Categorias
  • Avivamento 31
  • Discipulado 32
  • Estudos 14
  • Evangelismo 10
  • Família 50
  • Gerais 04
  • Gestão e Finanças 21
  • Igreja 88
  • Jejum 11
  • Lançamentos 02
  • Libertação 13
  • Liderança 39
  • O Cuidado do Corpo 05
  • Oração 27
  • Testemunhos e Biografias 19
  • Vida Cristã 285
Mais recentes
  • Doação de 10.000 livros marca os 50 anos de ministério cristão na Colômbia
    trecho
  • FIRME ATÉ O FIM: O PODER DE NÃO DESISTIR
    trecho
  • PREGUE O REINO DE DEUS: A MENSAGEM QUE TRANSFORMA VIDAS
    trecho
Tags
Adoração Amor Arrependimento Busca Bíblia Casamento Corpo de Cristo Cristo Cuidado do corpo Decisões Deus Devocional Espírito Espírito Santo Família FIlhos Finanças Fé Graça Honra Igreja Intercessão Intimidade Jejum Jesus Maturidade Oração Palavra Pecado Perdão Peso Propósito Redenção Reino de Deus Relacionamento Relacionamento com Deus Revelação Salvação Santidade Santificação Testemunho Transformação Verdade Vida Vida Cristã
AliançaCasamentoDivórcio
  • 37 Likes
CONFIRA AQUI POSTS RELACIONADOS
  • maio 19, 2025maio 19, 2025 Doação de 10.000 livros marca os 50 anos de ministério cristão na Colômbia
  • maio 14, 2025maio 14, 2025 FIRME ATÉ O FIM: O PODER DE NÃO DESISTIR
  • maio 7, 2025maio 7, 2025 PREGUE O REINO DE DEUS: A MENSAGEM QUE TRANSFORMA VIDAS
Orvalho.com | Luciano Subirá | Um Ministério de Ensino Bíblico ao Corpo de Cristo

Somos um ministério de ensino bíblico que visa equipar o Corpo de Cristo para o desempenho do seu serviço.

Loja Orvalho
  • Livros
  • Autores
  • Combos
  • Bíblias
  • Temas
Novidades
  • Jejum
  • Eventos
  • Estudos Bíblicos
  • Reflexões
  • Lançamentos
Escola Orvalho
  • Família
  • Política e Sociedade
  • Conferências
  • Combos
  • Vida Cristã
Doações


CHAVE PIX

cooperador@orvalho.com

MINISTÉRIO ORVALHO

Banco Itaú
Agência 8783 | C/C 04151-3

 

  • Sobre o Ministério
  • Escola Orvalho
  • Doações
  • Fale Conosco
© DESENVOLVIDO POR SITE.COM.VC